Pular para o conteúdo principal

Fufuca diz acreditar que Lula não aceitará imposições sobre disputa pelo Senado no Maranhão

 O deputado federal André Fufuca (PP), que retorna ao comando do Ministério do Esporte nesta segunda-feira, 3, conforme informação prestada por ele próprio ao Blog do Jornalista Gláucio Ericeira, endureceu o tom do discurso em relação a formação da chapa que disputará o Senado, em 2026, pelo campo do Palácio dos Leões.


Estarão em jogo as vagas dos senadores Weverton Rocha (PDT) e Eliziane Gama (PSD), ambos pré-candidatos à reeleição.


Caso, de fato, renuncie ao mandato em abril do ano que vem, o governador Carlos Brandão (PSB) detém a prioridade para ocupar uma das vagas, em um cenário no qual o vice-governador Felipe Camarão (PT) estará sentado na cadeira principal dos Leões para concorrer à reeleição.


A indicação para encabeçar a outra vaga será disputada pelo pedetista; a parlamentar evangélica; e Fufuquinha, os três aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Nos bastidores, vale destacar, comenta-se que Lula teria preferência em ver Weverton ocupando a segunda vaga do campo liderado por Brandão.


O próprio senador, em entrevista recente, não descartou aliar-se ao socialista para o pleito majoritário que se aproxima. 


Fufuca, em entrevista ao radialista Rogério Silva, do programa Ponto Continuando, da 92.3 FM, durante cerimônia de reabertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa, ratificou sua pré-candidatura ao Senado e avaliou que o presidente da República não aceitará imposições.


“Eu tenho muito orgulho de ser ministro o presidente Lula e posso assegurar uma coisa: Muitos são pré-candidatos, mas quem é ministro dele sou eu. Esse diálogo eu tenho franco com ele, de forma sincera. Acredito que o presidente Lula vai aceitar que a democracia prevaleça, até porque ele é um democrata por natureza. E não que imposições venham de cima para baixo”, disse.


“A pré-candidatura [ao Senado] hoje é encaminhada pela população. A gente faz uma política de base, uma política com muita humildade, principalmente com diálogo sincero, franco e leal com nossos aliados. A gente não trabalha em cima de imposição, de cima para baixo ou coisa parecida. E é por isso que a gente tem este projeto; estamos numa pré-candidatura que tem uma adesão muito forte da classe política, muito forte da população, muito forte da sociedade organizada. E enquanto a população nos colocar a disposição ou nos empurrar para este projeto, nós estaremos firmes e fortes em busca deste objetivo”, pontuou.


Sobre conversas que vem mantendo com lideranças de outros partidos, como PL e União Brasil, Fufuquinha informou: “A gente tem uma relação fraternal com o União Brasil. Todos sabem no Maranhão da minha relação com o Pedro Lucas, que hoje é um dos grandes deputados do Congresso Nacional. Agora mesmo se elegeu líder. E a gente vai fortalecer isso. A gente tem uma relação muito forte com ele; temos com o MDB; com o PSB; com o PC do B; e vários outros partidos que compõem este arco de aliança. A gente vai trabalhar com muita humildade. Temos hoje uma relação muito forte com o MDB, que é comandado pelo Marcus Brandão, que fortaleceu demais esse partido. O MDB tinha se acabado no Estado e graças a ele é o maior partido do Estado, pode-se dizer assim, pelo tamanho das cidades. Então, vamos trabalhar com muita humildade, sinceridade e correção. A gente construiu uma carreira em cima da palavra e é com esta palavra que nós continuaremos nos guiando”.


Do Blog do Gláucio Ericeira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fred Maia agride e ameaça funcionário público em horário de trabalho

Hoje, 30 de dezembro, o companheiro da prefeita de Pedreiras e suplente de deputado Fred Maia agrediu e ameaçou um funcionário público em pleno exercício de sua função na câmara municipal de Pedreiras. Evandro Aquino, funcionário efetivo da Câmara Municipal de Pedreiras faz oposição ao governo de Vanessa Maia em Pedreiras. Fred maia ao assumir uma temporada de mandato como titular de julho a outubro de 2024, fez uma queixa numa delegacia da capital contra Aquino, alegando ofensas em rede social, por ter sido chamado pelo mesmo de “deputado de fachada”, claramente tentando intimidar o servidor. Fred Maia, que hoje não ocupa nenhum cargo público, na prefeitura ou em âmbito legislativo, adentrou hoje a câmara municipal para coordenar uma reunião com vereadores representando a prefeita, e ao deparar com Evandro Aquino, imediatamente agrediu o funcionário no seu horário de trabalho e ainda o ameaçou. “Eu estava no meu horário de trabalho, que busco cumprir rigorosamente, Quando ele entrou n...

Jurisprudências pacificadas do STF devem confirmar Othelino como presidente da ALEMA

  Jurisprudências pacificadas do Supremo Tribunal Federal devem confirmar o deputado Othelino Neto como novo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Pelo menos 4 jurisprudências (entendimentos jurídicos) apontam para a inconstitucionalidade da idade como critério de desempate em eleições de mesa diretoras de Assembleia. Com elementos jurídicos suficientes, o deputado Othelino Neto já pode preparar o terno e a caneta, pois será o presidente da ALEMA a partir de 1º de Fevereiro de 2025 até 1º de Fevereiro de 2027. Apesar de muito barulho, pitis e matérias pagas com o dinheiro público da Assembleia, Iracema e o clã Brandão perderam a batalha da Assembleia em mais um duro revés que é um forte sinal de alerta de quer a articulação política da base governista não anda nada boa e pode sofrer novos revés!!! Este texto é sem medo de errar, é baseado em fatos concretos e com conhecimento de causa de quem conhece os meandros da lei pois somos operadores do direito. Vamos aguardar as...

Veja favoritos para as 17 vagas na Câmara Municipal de Chapadinha

  Faltando menos de 30 dias para as eleições municipais de 2024, o Blog Tribuna do Maranhão analisa os favoritos para as 17 vagas na Câmara Municipal de Chapadinha, partido por partido. Começaremos pelos partidos da base do governo municipal. PL-22. PL partido da atual prefeita de Chapadinha e candidata a reeleição, Ducilene Belezinha tem uma forte nominata de vereadores com 16 nomes e deverá conquistar 3 cadeiras na Câmara Municipal. Dentre os favoritos no PL, estão os atuais vereadores, Itamar Macedo e Alberto Carlos. Brigando pela 3ª vaga do partido, estão a ex-vereadora Missicley Araújo e os suplentes Professor Faria e Irmão Kaio Aguiar. PP-11 Coligado com Belezinha, o PP 11 também briga por 3 cadeiras na Câmara Municipal, dentre os nomes que brigam por vaga, estão os atuais vereadores Nildinha Telles e Mateus Nenenzão, os ex-vereadores Murici, Licinha, Luís Barbeiro e Peroba, além de Ana Lúcia. PDT-12 Coligado com Belezinha, o PDT briga por 3 a 4 cadeiras na Câmara Municipal. ...