As eleições 2026 começam a ser discutidas no Maranhão, 7 nomes já se movimentam para a disputa por 2 vagas de senador para o mandato (2027-2035).
Os atuais senadores Eliziane Gama do PSD e o Senador Weverton Rocha do PDT, além do Governador Carlos Brandão, do jovem deputado federal licenciado e Ministro do Esporte, André Fufuca, da deputada federal Detinha, do ex-senador Roberto Rocha e do ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo.
Dentre todos os nomes, a que tem situação mais delicada é a Senadora Eliziane Gama e a Deputada Detinha e eu explico o porque!
Eliziane não tem grupo político, não fez prefeitos, vereadores, deputados e etc, estar desacreditada entre a classe política e principalmente tem alta rejeição entre a população, principalmente entre os evangélicos que já foi seu principal reduto eleitoral! Apesar de ter o apoio do Presidente Lula, Eliziane terá dificuldades de renovar o mandato.
Já Detinha, diferente de Eliziane, tem grupo, mas tem outras questões atreladas ao seu esposo Josimar de Maranhãozinho que possui processos na esfera federal que pode mudar os destinos e o futuro do grupo político na qual ele e Detinha fazem parte, além de Detinha e Josimar serem do PL de Jair Bolsonaro, partido de oposição a Lula que no Maranhão teve 70% dos votos , o que nos leva a crer que a pré-candidatura ao Senado de Detinha seja apenas para demarcar território, e que na verdade ela venha a ser candidata a reeleição de deputada federal ao lado do esposo.
Com chances quase nulas de viabilidade de projetos estão Roberto Rocha e Hilton Gonçalo.
Roberto Rocha foi eleito Senador por causa de Flávio Dino e não possui força sozinho para ser candidato a senador, pelo menos não para vencer a eleição!
Sem grandes feitos no seu mandato, Rocha também tem grandes dificuldades de relacionamento com grupos políticos, inconsistências políticas, entre outras dificuldades que colocam Rocha fora da disputa majoritária de senador, talvez emplaque como deputado federal.
Já Hilton Gonçalo tem grupo político bom e sólido, mais insuficiente para ser senador pelo menos ainda. Eu iria para deputado federal se fosse Hilton, pois seria eleição tranquila pra ele!!
Sendo assim, sobrariam 3 nomes com força e robustez para disputar o senado e eu explico porque!!
Weverton Rocha: Atual senador, jovem político, um dos grandes líderes do PDT no Brasil, vice-líder do governo Lula no Senado e amigo pessoal do Presidente de quem sempre esteve ao lado e sempre defendeu nos momentos bons e ruins, além disso Weverton tem um grupo político consolidado de 18 prefeitos, vários vices , vereadores, segundos colocados, ex-prefeitos, ex-deputados e etc. Weverton hoje tem posição estratégica.
Outro nome fortíssimo pro senado é do Ministro do Esporte, deputado federal licenciado o jovem médico de 35 anos, André Fufuca do PP. Fufuca conta com a 3ª maior bancada de prefeitos do Maranhão com 31 prefeitos dentre elas o Prefeito da 2ª maior cidade do estado, Imperatriz, Rildo Amaral, além da experiência de 3 mandatos como deputado federal e a influência politica que Fufuca detém em Brasília.
Pesam contra Fufuca, a desconfiança dele e seu partido terem apoiado o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022, caso Fufuca seja o candidato ao Senado com apoio de Lula é inegável a força política do seu projeto.
Por último e não menos importante o nome de Carlos Brandão, 35 anos de vida pública, Carlos Brandão foi secretário de estado , deputado federal, vice-governador e é atual governador do Maranhão e deverá deixar o Governo do Maranhão em abril do ano que vem para encerrar a carreira política como senador da república.
Brandão atualmente estar no PSB, adiantou apoio a reeleição do Presidente Lula em claro sinal que pode disputar o Senado Federal nas eleições do ano que vem com apoio de Lula e de seu vice Felipe Camarão que passaria a ser o titular do Governo do Maranhão e consequentemente candidato a reeleição.
Disputa para o senado é conjuntura é de grupo é majoritária. Quem melhor se articular leva!!!
É aguardar e conferir!!!!
Comentários
Postar um comentário