Pular para o conteúdo principal

Cientista Político André Bello analisa últimos movimentos da política do Maranhão.

 Martelo batido e ponta virada


O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou a dirigentes petistas, durante o encontro nacional em Salvador, que o presidente Lula não apoiará Orleans. Negar essa informação é enxugar gelo, pois a verdade sempre se impõe sobre narrativas artificiais.


Lula mantém diálogo institucional com o governador Brandão, mas o projeto do sobrinho está vetado. Além dos problemas já apontados pelas pesquisas quantitativas e sobretudo pelas qualitativas, a própria trajetória de Lula não comporta o apoio a um projeto de caráter familiar. 


A preferência de Lula é clara: Brandão candidato ao Senado e Felipe Camarão ao governo do Maranhão. Brandão terá o Senado com as portas abertas e seus parentes poderão concorrer a diversos cargos. Isso jamais seria uma derrota para o atual governador. Caso a família Brandão diga não ao presidente e decida permanecer no governo contra Lula, dois caminhos se abrem no estado. 


O primeiro caminho é a candidatura própria de Felipe Camarão, que tende a ir ao segundo turno impulsionada pela força do lulismo. Lula tem 73% das intenções de voto no Maranhão e 49% dos eleitores afirmam que votam no candidato apoiado por ele. Com o início da propaganda eleitoral na televisão, esse eleitorado naturalmente escolherá Felipe, respaldado por sua biografia de professor e gestor público, com resultados concretos apresentados nos governos de Flávio Dino. 


O segundo caminho é Lula apoiar Braide ao governo. Nesse cenário, Lula indicaria os dois candidatos ao Senado, sendo Felipe Camarão um deles. Embora o PSD tenha candidato próprio à Presidência, Kassab liberou os estados para definirem seus arranjos eleitorais em 2026, como já ocorre na Bahia, e o Maranhão pode seguir a mesma lógica. Esse parece ser o plano prioritário de Braide. Uma chapa com Felipe para o Senado e Braide para o governo representa uma vitória sobre Orleans.


Edinho Silva é o porta voz direto do presidente Lula, e essa decisão, já comunicada ao PT do Maranhão, revela qual é a prioridade política de Lula para o estado. Agora, a escolha está com Brandão: disputar o Senado com o apoio de Lula ou dizer não ao presidente e perder o governo e o Senado.


A classe política já compreendeu que o projeto familiar não tem viabilidade. As reações da população seguem na mesma toada, e nem mesmo a sangria dos cofres públicos terá o efeito de outras épocas. Os tempos mudaram muito. No momento eleitoral o povo seguirá o lulismo no Maranhão, e não as obrigações impostas decorrentes das verbas públicas. 


A política é feita de escolhas, mas também de tempo. Quem demora a decidir, muitas vezes decide tarde demais.


André Bello

Pós doutor em Ciência Política pela UnB e UFMG

Adjunto de Representação Institucional da Vice Governadoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusivo! Weverton prepara filiação no União Brasil e deixa Lula sem senadores de esquerda

Nosso blog recebeu a bombástica informação que o Senador Weverton Rocha estar preparando o seu embarque no União Brasil para disputar a reeleição de senado na chapa de Carlos Brandão que pretende apoiar Orleans Brandão e ter o Ministro André Fufuca como 2º candidato ao senado. A filiação de Weverton no União Brasil deve acontecer muito em breve. Opinião:  Weverton deixa Lula na mão e sem senadores de esquerda no Maranhão e dar nova guinada ao Bolsonarismo, relembrando 2022 quando se coligou com o PL de Jair Bolsonaro .

Grupo de Márcio Jerry deve ser trocado por indicação da Família Gonçalo na Secid

  O Governador Carlos Brandão articula conquistar o apoio da Família Gonçalo. Vale lembrar que além do Dr Hilton ( pré- candidato ao Senado), a família conta com Ariston ( Deputado Estadual) , Celso Gonçalo ( Presidente do Sebrae) e outros. Dr Hilton cresceu muito na corrida para o Senado e vem fazendo isso por conta própria. O Governador sabe da importância de contar com o apoio da Família Gonçalo e para isso deve substituir o indicado se Márcio Jerry na Secid por uma indicação da Família Gonçalo

Exclusivo! Conforme antecipado, Belezinha deverá indicar novo comando do Hospital Regional de Chapadinha

  Uma informação chegou a nossa redação no último sábado a cerca de mudanças no comando do Hospital Regional de Chapadinha. Nosso blog foi atrás de fontes que confirmaram a informação e deram mais detalhes sobre as mudanças. Segundo informações quem estar com a moral toda após declarar apoio a Felipe Camarão é a Prefeita Belezinha e o Deputado Aluízio Santos do PL de Josimar Maranhãozinho.  Belezinha segundo informações de bastidores, confirmada por várias fontes deste blog, a Prefeita de Chapadinha realizará o sonho de ter o comando do Hospital Regional de Chapadinha e indicada a Nova Diretora Geral, a Nova Diretora Administrativa e o Novo Diretor Clínico. Maior líder política da história de Chapadinha com a maior votação da história de um prefeito no município, Belezinha cresce a nível estadual e hoje é uma liderança equiparada com a de Iracema Vale por exemplo. O maior motivo da queda de Iracema Vale do Comando do Hospital Regional de Chapadinha é justamente a eminente perc...