Pular para o conteúdo principal

Decisão de Camarão de não renunciar empareda Brandão

 

A decisão do vice-governador Felipe Camarão (PT) de não renunciar ao cargo, conforme proposto pelo governador Carlos Brandão (sem partido), coloca o chefe do Executivo estadual em situação delicada, pois a ter como opção apenas continuar no mandato para tentar eleger seu sucessor o sobrinho Orleans ou desincompatibilizar para concorrer ao Senado.


O pré-candidato do PT tem deixado bem claro nos encontro do movimento Diálogos pelo Maranhão e em reuniões com líderes dos partidos de esquerda que é candidato a governador e que jamais abrirá mão desse direito. Segundo apurou o blog junto a fontes ligadas ao Palácio dos Leões, no último encontro que teve com o governador, Camarão teria alertado ele não fazer projeto contando com sua renúncia.


No último sábado (10) Camarão voltou a reuniu, na residência da vice governadoria a frente de esquerda, formada por líderes do PT, PSB, PCdoB, PSOL e Rede, a reafirmou que não abre mão da sua candidatura ao Governo, qualquer que seja a circunstância, posição que recebeu aplausos e incentivos dos presentes. A decisão do petista é de manter firme o projeto de candidatura a governador do Estado. O encontro com líderes da esquerda foi definido por Felipe como “mais um passo na construção da nossa pré-candidatura”.


O obstáculo imposto por Camarão limita o governador a optar por sair para concorrer ao Senado e entregar o comando do estado para o vice disputar a reeleição ou continuar no mandato para tentar eleger o seu sobrinho Orleans governador. Brandão tem até o dia quatro de abril, prazo limite para quem vai disputar a eleição e exerce cargo público se afastar, para decidir seu futuro político. Diante do dilema, Brandão já avisou que deseja tomar a decisão ouvindo o colegiado, diante da complexidade da questão.


Se resolver ficar, com certeza, mobilizará todas as forças de centro-direita e direita, hoje praticamente alinhadas com a pré-candidatura de Orleans, para medir forças com a frente de esquerda que está sendo formada em torno da pré-candidatura de Camarão.


Diante das avaliações que movimentam os bastidores da eleição, é muito pouco provável que aja entendimento entre os dois blocos se nenhum dos dois lados está disposto a ceder. Brandão não admite passar o comando do estado para Felipe, que por sua vez descarta qualquer possibilidade de renunciar ao mandato de vice. Sem perspectiva de acordo, caberá a Carlos Brandão decidir se fica ou sai.


Não existe outra alternativa e Brandão tem menos de 90 dias para tomar sua decisão. Se ficar, a pré-candidatura de Orleans estará consolidada, terá o reforço da máquina estadual e uma ampla aliança partidária, caso contrário o projeto Orleans corre o risco de não vingar. Brandão também corre o risco de ficar sem o mandato de senador e seu candidato a governador não decolar, dai a necessidade de muita cautela nessa hora.


Sem precisar renunciar a nada para ser candidato, Felipe Camarão apenas aguarda para saber se será candidato sentado na cadeira de governador ou não.


Do Blog do Jorge Viera.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusivo! Weverton prepara filiação no União Brasil e deixa Lula sem senadores de esquerda

Nosso blog recebeu a bombástica informação que o Senador Weverton Rocha estar preparando o seu embarque no União Brasil para disputar a reeleição de senado na chapa de Carlos Brandão que pretende apoiar Orleans Brandão e ter o Ministro André Fufuca como 2º candidato ao senado. A filiação de Weverton no União Brasil deve acontecer muito em breve. Opinião:  Weverton deixa Lula na mão e sem senadores de esquerda no Maranhão e dar nova guinada ao Bolsonarismo, relembrando 2022 quando se coligou com o PL de Jair Bolsonaro .

Grupo de Márcio Jerry deve ser trocado por indicação da Família Gonçalo na Secid

  O Governador Carlos Brandão articula conquistar o apoio da Família Gonçalo. Vale lembrar que além do Dr Hilton ( pré- candidato ao Senado), a família conta com Ariston ( Deputado Estadual) , Celso Gonçalo ( Presidente do Sebrae) e outros. Dr Hilton cresceu muito na corrida para o Senado e vem fazendo isso por conta própria. O Governador sabe da importância de contar com o apoio da Família Gonçalo e para isso deve substituir o indicado se Márcio Jerry na Secid por uma indicação da Família Gonçalo

Exclusivo! Conforme antecipado, Belezinha deverá indicar novo comando do Hospital Regional de Chapadinha

  Uma informação chegou a nossa redação no último sábado a cerca de mudanças no comando do Hospital Regional de Chapadinha. Nosso blog foi atrás de fontes que confirmaram a informação e deram mais detalhes sobre as mudanças. Segundo informações quem estar com a moral toda após declarar apoio a Felipe Camarão é a Prefeita Belezinha e o Deputado Aluízio Santos do PL de Josimar Maranhãozinho.  Belezinha segundo informações de bastidores, confirmada por várias fontes deste blog, a Prefeita de Chapadinha realizará o sonho de ter o comando do Hospital Regional de Chapadinha e indicada a Nova Diretora Geral, a Nova Diretora Administrativa e o Novo Diretor Clínico. Maior líder política da história de Chapadinha com a maior votação da história de um prefeito no município, Belezinha cresce a nível estadual e hoje é uma liderança equiparada com a de Iracema Vale por exemplo. O maior motivo da queda de Iracema Vale do Comando do Hospital Regional de Chapadinha é justamente a eminente perc...