Pular para o conteúdo principal

PCdoB pede ao STF o afastamento de Daniel Brandão e a nulidade de sua nomeação ao TCE-MA

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) protocolou nesta segunda-feira, 10 de novembro, no Supremo Tribunal Federal, um pedido de afastamento cautelar e nulidade da nomeação de Daniel Itapary Brandão ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. A manifestação foi assinada pelos advogados Paulo Machado Guimarães e Mariana Silva Mello, e apresentada no âmbito da Reclamação Constitucional nº 69.486, sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes. O partido argumenta que a nomeação do sobrinho do governador Carlos Brandão viola a Súmula Vinculante nº 13, que veda práticas de nepotismo, e reúne novos elementos que, segundo o documento, comprovam irregularidades e fraudes no processo de escolha.


Na petição, o PCdoB sustenta que Daniel Brandão não possuía a qualificação mínima exigida pela Constituição Federal para o exercício do cargo, que requer dez anos de efetiva atividade profissional nas áreas jurídica, contábil, econômica, financeira ou de administração pública. De acordo com o levantamento apresentado, o conselheiro teria, no máximo, sete anos e três meses de atuação comprovada, além de histórico limitado de experiências profissionais. Em uma das poucas causas em que atuou como advogado, representando a empresa Vigas Engenharia, teria sido desidioso, deixando de cumprir prazos e provocando prejuízos à cliente.


O partido também alega que houve fraude no currículo apresentado à Assembleia Legislativa, com a inclusão de um escritório de advocacia denominado Itapary Advocacia e Consultoria, que, conforme certidão da OAB/MA, jamais existiu. A única sociedade efetivamente registrada em nome de Daniel Brandão — a Daniel Brandão Sociedade Individual de Advocacia — foi criada em setembro de 2021 e encerrada em fevereiro de 2023, dois dias antes de ele protocolar sua candidatura ao Tribunal de Contas, o que, segundo o PCdoB, reforça o caráter artificial da experiência apresentada.


Outro ponto destacado na petição é a configuração de nepotismo cruzado entre os poderes Executivo e Legislativo do Maranhão. O partido cita decisão anterior do próprio Supremo que reconheceu esse tipo de prática quando determinou a exoneração de Marcus Brandão, irmão do governador, de cargo na Assembleia Legislativa. Para o PCdoB, a nomeação de Daniel Brandão também decorreu de um ambiente de troca de favores, já que deputados que aprovaram sua indicação tinham parentes empregados no governo estadual, configurando desvio de finalidade e violação aos princípios da moralidade e da impessoalidade.


A legenda ainda questiona a idoneidade moral do conselheiro, mencionando o episódio conhecido como “Caso Tech Office”. De acordo com o partido, Daniel Brandão, à época secretário de Estado, estava presente em uma reunião no edifício Tech Office, em São Luís, que terminou em homicídio após uma discussão envolvendo supostos pagamentos indevidos relacionados à Secretaria de Educação. Embora não tenha sido formalmente investigado, o PCdoB afirma que o fato foi omitido no processo de sabatina da Assembleia, impedindo que os deputados avaliassem de forma adequada a reputação e a conduta moral do indicado.


Diante das irregularidades apontadas, o PCdoB solicita que o Supremo determine o afastamento imediato de Daniel Brandão do cargo de conselheiro, com suspensão do pagamento de salários e verbas indenizatórias, proibição de acesso às dependências e sistemas do TCE-MA e vedação ao uso de quaisquer bens ou serviços da instituição. Ao final, o partido pede que seja declarada a nulidade da nomeação e que o caso seja encaminhado à Procuradoria-Geral da República para apuração do possível crime de falsidade ideológica, em razão da inserção de informações falsas no currículo apresentado à Assembleia Legislativa.


Segundo o PCdoB, o conjunto das provas reunidas demonstra que a escolha e nomeação de Daniel Brandão são nulas de pleno direito, por envolver ausência de qualificação técnica, inidoneidade moral, fraude e nepotismo cruzado — os quatro elementos que, conforme a própria jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, tornam ilegal a nomeação de parentes de chefes do Executivo para cargos de natureza político-técnica como o de conselheiro de Tribunal de Contas.


Veja petição completa:

https://drive.google.com/file/d/1FMlX81EVyxGN_QC-Dluc7MSRCewFhZcy/view?usp=drivesdk



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fred Maia agride e ameaça funcionário público em horário de trabalho

Hoje, 30 de dezembro, o companheiro da prefeita de Pedreiras e suplente de deputado Fred Maia agrediu e ameaçou um funcionário público em pleno exercício de sua função na câmara municipal de Pedreiras. Evandro Aquino, funcionário efetivo da Câmara Municipal de Pedreiras faz oposição ao governo de Vanessa Maia em Pedreiras. Fred maia ao assumir uma temporada de mandato como titular de julho a outubro de 2024, fez uma queixa numa delegacia da capital contra Aquino, alegando ofensas em rede social, por ter sido chamado pelo mesmo de “deputado de fachada”, claramente tentando intimidar o servidor. Fred Maia, que hoje não ocupa nenhum cargo público, na prefeitura ou em âmbito legislativo, adentrou hoje a câmara municipal para coordenar uma reunião com vereadores representando a prefeita, e ao deparar com Evandro Aquino, imediatamente agrediu o funcionário no seu horário de trabalho e ainda o ameaçou. “Eu estava no meu horário de trabalho, que busco cumprir rigorosamente, Quando ele entrou n...

Jurisprudências pacificadas do STF devem confirmar Othelino como presidente da ALEMA

  Jurisprudências pacificadas do Supremo Tribunal Federal devem confirmar o deputado Othelino Neto como novo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Pelo menos 4 jurisprudências (entendimentos jurídicos) apontam para a inconstitucionalidade da idade como critério de desempate em eleições de mesa diretoras de Assembleia. Com elementos jurídicos suficientes, o deputado Othelino Neto já pode preparar o terno e a caneta, pois será o presidente da ALEMA a partir de 1º de Fevereiro de 2025 até 1º de Fevereiro de 2027. Apesar de muito barulho, pitis e matérias pagas com o dinheiro público da Assembleia, Iracema e o clã Brandão perderam a batalha da Assembleia em mais um duro revés que é um forte sinal de alerta de quer a articulação política da base governista não anda nada boa e pode sofrer novos revés!!! Este texto é sem medo de errar, é baseado em fatos concretos e com conhecimento de causa de quem conhece os meandros da lei pois somos operadores do direito. Vamos aguardar as...

Exclusivo! Weverton prepara filiação no União Brasil e deixa Lula sem senadores de esquerda

Nosso blog recebeu a bombástica informação que o Senador Weverton Rocha estar preparando o seu embarque no União Brasil para disputar a reeleição de senado na chapa de Carlos Brandão que pretende apoiar Orleans Brandão e ter o Ministro André Fufuca como 2º candidato ao senado. A filiação de Weverton no União Brasil deve acontecer muito em breve. Opinião:  Weverton deixa Lula na mão e sem senadores de esquerda no Maranhão e dar nova guinada ao Bolsonarismo, relembrando 2022 quando se coligou com o PL de Jair Bolsonaro .