Pular para o conteúdo principal

Carlos Lula denuncia recorde de desmatamento e cobra do governo do Maranhão a implementação da lei climática estadual




Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (12), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) fez um duro alerta sobre a situação ambiental do Maranhão, que chega à COP30, em Belém (PA), com o pior índice de sustentabilidade ambiental do país, segundo o ranking do Centro de Liderança Pública (CLP). O parlamentar cobrou do Governo do Estado a implementação imediata da Lei nº 12.301/2024, de sua autoria, que institui a Política Estadual de Enfrentamento das Mudanças Climáticas.


“O Maranhão chega à COP30 com um alerta que não pode ser ignorado. Somos, hoje, o estado que mais desmata no Brasil. E, ao mesmo tempo, o último colocado no ranking de sustentabilidade ambiental do CLP”, destacou Carlos Lula.


A lei, considerada uma das mais avançadas do país, prevê metas de neutralização de carbono até 2050, incentivos à energia limpa, pagamento por serviços ambientais, e a criação do Fórum Maranhense de Mudanças do Clima. No entanto, mais de um ano após sua sanção, nenhum desses instrumentos foi colocado em prática.


“Nenhuma lei, por melhor que seja, se sustenta sem execução e sem vontade política. Desde a sua sanção, a Lei nº 12.301 não foi implementada. O Fórum Maranhense de Mudanças do Clima não foi criado. Nenhum plano setorial foi elaborado. Nenhum instrumento foi regulamentado”, afirmou o deputado.


Carlos Lula criticou a ausência de protagonismo do Maranhão em um momento em que líderes globais debatem a crise climática na COP30. Para ele, o governo desperdiça uma oportunidade histórica de reposicionar o estado no cenário ambiental e econômico.


“A COP30 é o momento de o Maranhão se colocar no mapa da sustentabilidade. Temos base legal, potencial natural e capital humano. Falta transformar norma em política pública efetiva, relatório em investimento, ranking em reação”, disse Lula.


O parlamentar também ressaltou que o desmatamento em expansão não é apenas uma ameaça ambiental, mas também um problema econômico e social, que afeta comunidades tradicionais, agrava as mudanças climáticas e compromete a imagem do estado.


“O tempo da omissão acabou. Não podemos mais aceitar que o Maranhão continue desmatando o futuro. Está nas nossas mãos fazer do Maranhão uma referência, não pela destruição, mas pela coragem de reconstruir”, finalizou o deputado Carlos Lula.


*Maranhão lidera desmatamento em 2025*


De acordo com dados recentes do MapBiomas e do CLP, o Maranhão lidera o ranking nacional de desmatamento e ocupa a 27ª posição (último lugar) em sustentabilidade ambiental, seguido por Piauí (26º) e Tocantins (25º).


O levantamento aponta que o estado perdeu milhares de hectares de cobertura vegetal apenas no primeiro semestre de 2025, agravando a crise hídrica e aumentando as emissões de gases de efeito estufa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusivo! Weverton prepara filiação no União Brasil e deixa Lula sem senadores de esquerda

Nosso blog recebeu a bombástica informação que o Senador Weverton Rocha estar preparando o seu embarque no União Brasil para disputar a reeleição de senado na chapa de Carlos Brandão que pretende apoiar Orleans Brandão e ter o Ministro André Fufuca como 2º candidato ao senado. A filiação de Weverton no União Brasil deve acontecer muito em breve. Opinião:  Weverton deixa Lula na mão e sem senadores de esquerda no Maranhão e dar nova guinada ao Bolsonarismo, relembrando 2022 quando se coligou com o PL de Jair Bolsonaro .

Grupo de Márcio Jerry deve ser trocado por indicação da Família Gonçalo na Secid

  O Governador Carlos Brandão articula conquistar o apoio da Família Gonçalo. Vale lembrar que além do Dr Hilton ( pré- candidato ao Senado), a família conta com Ariston ( Deputado Estadual) , Celso Gonçalo ( Presidente do Sebrae) e outros. Dr Hilton cresceu muito na corrida para o Senado e vem fazendo isso por conta própria. O Governador sabe da importância de contar com o apoio da Família Gonçalo e para isso deve substituir o indicado se Márcio Jerry na Secid por uma indicação da Família Gonçalo

Exclusivo! Conforme antecipado, Belezinha deverá indicar novo comando do Hospital Regional de Chapadinha

  Uma informação chegou a nossa redação no último sábado a cerca de mudanças no comando do Hospital Regional de Chapadinha. Nosso blog foi atrás de fontes que confirmaram a informação e deram mais detalhes sobre as mudanças. Segundo informações quem estar com a moral toda após declarar apoio a Felipe Camarão é a Prefeita Belezinha e o Deputado Aluízio Santos do PL de Josimar Maranhãozinho.  Belezinha segundo informações de bastidores, confirmada por várias fontes deste blog, a Prefeita de Chapadinha realizará o sonho de ter o comando do Hospital Regional de Chapadinha e indicada a Nova Diretora Geral, a Nova Diretora Administrativa e o Novo Diretor Clínico. Maior líder política da história de Chapadinha com a maior votação da história de um prefeito no município, Belezinha cresce a nível estadual e hoje é uma liderança equiparada com a de Iracema Vale por exemplo. O maior motivo da queda de Iracema Vale do Comando do Hospital Regional de Chapadinha é justamente a eminente perc...