Pular para o conteúdo principal

STF põe fim à regra criada por Brandão para beneficiar parentes e amigos na diretoria da Assembleia Legislativa


Em decisão nesta terça-feira, o Supremo Tribunal Federal decidiu invalidar a norma constitucional do Maranhão que dava foro por prerrogativa de função aos diretores da Assembleia Legislativa do Estado.


A decisão encerra a ADI 7757 proposta pelo partido Solidariedade que questionou a legitimidade da medida.



A medida prévia que ocupantes de cargos administrativos e comissionados da Assembleia fossem processados e julgados diretamente pelo TJ MA em casos de crimes comuns iguais secretários de Estado.


O relator Dias Tofolli destacou que a Carta Magna não permite que os estados ampliem as prerrogativas de foro para cargos de natureza administrativa sendo permitido apenas para cargos de relevância política.



Com a decisão, os direitos da Assembleia Legislativa do Maranhão passam a responder a processos na justiça comum sem privilégios especiais.


A decisão atinge a familiares do governador Carlos Brandão, especialmente o irmao dele que foi nomeado como diretor da Assembleia Legislativa nas circunstâncias de ser protegido possível por foro especial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusivo! Weverton prepara filiação no União Brasil e deixa Lula sem senadores de esquerda

Nosso blog recebeu a bombástica informação que o Senador Weverton Rocha estar preparando o seu embarque no União Brasil para disputar a reeleição de senado na chapa de Carlos Brandão que pretende apoiar Orleans Brandão e ter o Ministro André Fufuca como 2º candidato ao senado. A filiação de Weverton no União Brasil deve acontecer muito em breve. Opinião:  Weverton deixa Lula na mão e sem senadores de esquerda no Maranhão e dar nova guinada ao Bolsonarismo, relembrando 2022 quando se coligou com o PL de Jair Bolsonaro .

Exclusivo! Professor Zé Costa é o nome mais cotado dentro do PT para assumir a SEDUC

  Uma informação exclusiva chegou ao nosso blog no final da noite de ontem. Segundo informações, o Partido dos Trabalhadores discute internamente a indicação do renomado professor e ex-reitor do IFMA e ex-secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa para o comando da Secretaria de Educação do Maranhão (SEDUC). A indicação de José Costa tem o aval conjunto de Washington Luiz, da corrente CNB (maior do PT) e do vice-governador Felipe Camarão. O nome de José Costa deverá ser confirmado nos próximos dias, em substituição a Jandira Dias, secretária interina de Educação. É aguardar e conferir.

Exclusivo! Pedro Chagas será o novo presidente da EMAP

  O advogado Pedro Chagas foi exonerado da Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão. Chagas deverá ser confirmado como novo Presidente da EMAP nas próximas horas. Chagas já foi advogado e é um nome de confiança do Governador Carlos Brandão. Brandão promete outras mudanças no secretariado, é aguardar e conferir!!! Estamos de olho nas movimentações e traremos com exclusividade!