Pular para o conteúdo principal

Lula pressiona Brandão a disputar o Senado e pode abrir caminho para Felipe Camarão em 2026


Nos bastidores da política maranhense, um novo embate começa a ganhar força. Durante a recente visita do presidente Lula ao Maranhão, quando participou da entrega de casas do programa Minha Casa Minha Vida em Imperatriz, o deputado federal André Fufuca deixou escapar uma informação que pode mudar os rumos da sucessão estadual: o desejo do presidente em ver o governador Carlos Brandão disputar o Senado.




A fala abre um dilema para o atual chefe do Executivo estadual. Se optar por atender à vontade de Lula, Brandão teria que deixar o governo nas mãos do vice-governador Felipe Camarão, um dos nomes mais fortes do PT no Maranhão e que ganharia, naturalmente, musculatura política para concorrer à reeleição em 2026.




No entanto, Brandão tem dado sinais claros de que aposta em um projeto familiar, articulando para tentar emplacar o sobrinho como seu sucessor. Essa estratégia, contudo, pode ser desmontada caso o presidente pressione pela ascensão de Camarão.




Vale lembrar que Brandão chegou ao poder pelas mãos do ex-governador Flávio Dino, de quem foi vice por dois mandatos consecutivos. Porém, após se firmar no cargo, o atual governador se afastou de antigos aliados e passou a construir seu próprio grupo político. Agora, o tabuleiro muda novamente, e a dúvida é se Brandão dará ouvidos a Lula ou seguirá com seus planos pessoais.




O fato é que o cenário maranhense para 2026 ainda é incerto, mas uma coisa já está clara: a decisão de Brandão pode redefinir os rumos da política estadual.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exclusivo! Weverton prepara filiação no União Brasil e deixa Lula sem senadores de esquerda

Nosso blog recebeu a bombástica informação que o Senador Weverton Rocha estar preparando o seu embarque no União Brasil para disputar a reeleição de senado na chapa de Carlos Brandão que pretende apoiar Orleans Brandão e ter o Ministro André Fufuca como 2º candidato ao senado. A filiação de Weverton no União Brasil deve acontecer muito em breve. Opinião:  Weverton deixa Lula na mão e sem senadores de esquerda no Maranhão e dar nova guinada ao Bolsonarismo, relembrando 2022 quando se coligou com o PL de Jair Bolsonaro .

Exclusivo! Professor Zé Costa é o nome mais cotado dentro do PT para assumir a SEDUC

  Uma informação exclusiva chegou ao nosso blog no final da noite de ontem. Segundo informações, o Partido dos Trabalhadores discute internamente a indicação do renomado professor e ex-reitor do IFMA e ex-secretário de Ciência e Tecnologia, José Costa para o comando da Secretaria de Educação do Maranhão (SEDUC). A indicação de José Costa tem o aval conjunto de Washington Luiz, da corrente CNB (maior do PT) e do vice-governador Felipe Camarão. O nome de José Costa deverá ser confirmado nos próximos dias, em substituição a Jandira Dias, secretária interina de Educação. É aguardar e conferir.

Exclusivo! Pedro Chagas será o novo presidente da EMAP

  O advogado Pedro Chagas foi exonerado da Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão. Chagas deverá ser confirmado como novo Presidente da EMAP nas próximas horas. Chagas já foi advogado e é um nome de confiança do Governador Carlos Brandão. Brandão promete outras mudanças no secretariado, é aguardar e conferir!!! Estamos de olho nas movimentações e traremos com exclusividade!