Pular para o conteúdo principal

INOP acumula erros e suspeitas, e histórico recente coloca em xeque nova pesquisa no Maranhão

 

O Instituto Nacional de Opinião Pública (INOP) voltou às manchetes nesta terça-feira (12) ao divulgar uma pesquisa sobre a disputa pelo Governo do Maranhão em 2026, que coloca Eduardo Braide e Orleans Brandão em empate técnico. Mas, para quem acompanha política, não é possível olhar para esses números sem lembrar do passado recente da instituição — um passado marcado por impugnações, polêmicas e erros gritantes que deixaram arranhada a sua credibilidade.


Em 2024, o INOP acumulou decisões judiciais que suspenderam a divulgação de levantamentos no interior do estado. Em Carolina e Governador Nunes Freire, por exemplo, uma pesquisa chegou a ser classificada pela Justiça como “falsa” e “nitidamente montada” para beneficiar um candidato do PL, com direito a multa diária de R$ 10 mil caso fosse divulgada. Um mês antes, em Pinheiro, outro levantamento foi impugnado sob a acusação de manipulação e indução de respostas — e essa já era a segunda vez que o instituto enfrentava problemas na cidade.


Também houve o caso de Mirador, em abril, onde a pesquisa foi registrada em nome de uma empresa ligada à prefeita candidata à reeleição, acendendo o alerta para um possível conflito de interesses. Em São João Batista, blogueiros denunciaram o que chamaram de “estupro eleitoral”: um levantamento que apontava uma liderança inexistente, supostamente para favorecer aliados do deputado Josimar de Maranhãozinho. Já em Aldeias Altas, o prefeito chegou a usar uma pesquisa do INOP — chamada por adversários de “sem credibilidade” — para tentar confundir eleitores.


As críticas não vieram apenas de adversários locais. O ex-prefeito Lahesio Bonfim, um dos nomes de peso da política maranhense, fez questão de expor nas redes sociais comparativos entre pesquisas do INOP e o resultado das urnas em cidades como Matões, São João Batista e Caxias. Em todos os casos, os números do instituto se mostraram distantes da realidade. “Não acerta nada. São todas assim, INOPerantes!!!”, ironizou Bonfim.


Agora, diante desse histórico, a nova pesquisa que pretende medir o cenário para 2026 levanta a mesma pergunta que já ecoou outras vezes: até que ponto esses números representam a realidade e não os interesses de quem contrata o levantamento? Em um estado onde pesquisas já influenciaram alianças, decisões estratégicas e até narrativas na imprensa, confiar cegamente no INOP pode ser um risco calculado demais. Afinal, quando erros se repetem, a dúvida deixa de ser exceção para virar regra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fred Maia agride e ameaça funcionário público em horário de trabalho

Hoje, 30 de dezembro, o companheiro da prefeita de Pedreiras e suplente de deputado Fred Maia agrediu e ameaçou um funcionário público em pleno exercício de sua função na câmara municipal de Pedreiras. Evandro Aquino, funcionário efetivo da Câmara Municipal de Pedreiras faz oposição ao governo de Vanessa Maia em Pedreiras. Fred maia ao assumir uma temporada de mandato como titular de julho a outubro de 2024, fez uma queixa numa delegacia da capital contra Aquino, alegando ofensas em rede social, por ter sido chamado pelo mesmo de “deputado de fachada”, claramente tentando intimidar o servidor. Fred Maia, que hoje não ocupa nenhum cargo público, na prefeitura ou em âmbito legislativo, adentrou hoje a câmara municipal para coordenar uma reunião com vereadores representando a prefeita, e ao deparar com Evandro Aquino, imediatamente agrediu o funcionário no seu horário de trabalho e ainda o ameaçou. “Eu estava no meu horário de trabalho, que busco cumprir rigorosamente, Quando ele entrou n...

Jurisprudências pacificadas do STF devem confirmar Othelino como presidente da ALEMA

  Jurisprudências pacificadas do Supremo Tribunal Federal devem confirmar o deputado Othelino Neto como novo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Pelo menos 4 jurisprudências (entendimentos jurídicos) apontam para a inconstitucionalidade da idade como critério de desempate em eleições de mesa diretoras de Assembleia. Com elementos jurídicos suficientes, o deputado Othelino Neto já pode preparar o terno e a caneta, pois será o presidente da ALEMA a partir de 1º de Fevereiro de 2025 até 1º de Fevereiro de 2027. Apesar de muito barulho, pitis e matérias pagas com o dinheiro público da Assembleia, Iracema e o clã Brandão perderam a batalha da Assembleia em mais um duro revés que é um forte sinal de alerta de quer a articulação política da base governista não anda nada boa e pode sofrer novos revés!!! Este texto é sem medo de errar, é baseado em fatos concretos e com conhecimento de causa de quem conhece os meandros da lei pois somos operadores do direito. Vamos aguardar as...

Exclusivo! Weverton prepara filiação no União Brasil e deixa Lula sem senadores de esquerda

Nosso blog recebeu a bombástica informação que o Senador Weverton Rocha estar preparando o seu embarque no União Brasil para disputar a reeleição de senado na chapa de Carlos Brandão que pretende apoiar Orleans Brandão e ter o Ministro André Fufuca como 2º candidato ao senado. A filiação de Weverton no União Brasil deve acontecer muito em breve. Opinião:  Weverton deixa Lula na mão e sem senadores de esquerda no Maranhão e dar nova guinada ao Bolsonarismo, relembrando 2022 quando se coligou com o PL de Jair Bolsonaro .