Pular para o conteúdo principal

Visita de Orleans Brandão a terreiro em Codó provoca desconforto na base evangélica no Maranhão

 


CODÓ, MA — A recente visita do pré-candidato ao governo do Maranhão, Orléans Brandão, ao tradicional terreiro do Mestre Bita do Barão, em Codó, gerou reações incômodas em um dos segmentos mais estratégicos de sua pré-campanha: a base evangélica e conservadora do estado.


A passagem de Orléans Brandão pelo local, um dos principais centros de referência das religiões de matriz africana no país, repercutiu de forma imediata entre lideranças religiosas e apoiadores que historicamente o enxergam como um representante de valores ligados ao campo evangélico e à direita maranhense.


O desconforto se explica pela imagem construída até aqui: Orléans Brandão vem se consolidando no cenário político local com apoio de nomes ligados ao conservadorismo, como Aluísio Mendes, Mical Damascena, Maura Jorge e Dr. Yglesio, figuras associadas à pauta de costumes, segurança pública e forte presença junto a igrejas evangélicas, principalmente a Assembleia de Deus.


Para setores desse grupo, a visita a um terreiro de umbanda, especialmente o de Mestre Bita, símbolo da religiosidade afro-brasileira em Codó, foi interpretada como um gesto que contrasta com o discurso de defesa de valores cristãos que marca parte da militância que o sustenta politicamente.


Codó é historicamente reconhecida como um importante centro de cultos afro-brasileiros e mantém viva a tradição do Tambor de Mina e da Umbanda. O terreiro de Mestre Bita do Barão segue como referência nacional e ponto de grande valor simbólico.


Embora assessores de Orléans Brandão justifiquem o ato como uma demonstração de respeito à diversidade religiosa do estado, onde diferentes tradições convivem, a movimentação reforçou tensões internas na pré-campanha. Aliados mais próximos reconhecem, reservadamente, que o episódio abriu espaço para críticas dentro de grupos evangélicos que têm grande influência em bases eleitorais de várias regiões.


A visita foi vista também como um indicativo de que Orléans Brandão pode buscar alianças fora do núcleo mais fechado do conservadorismo, aproximando-se de lideranças comunitárias, culturais e religiosas que não orbitam o mesmo campo ideológico de parte de seus atuais apoiadores.


Nos bastidores, a preocupação é que a polêmica desgaste parte da confiança de segmentos que historicamente se mobilizam de forma organizada e decisiva em disputas estaduais. Especialistas em política local observam que o equilíbrio entre ampliar apoios e manter a base fiel é um desafio que Orléans Brandão terá de administrar nos próximos meses.


Enquanto isso, o tema segue repercutindo em reuniões e grupos religiosos, indicando que a polêmica não deve ser encerrada tão cedo, e poderá influenciar os próximos passos do pré-candidato na costura de apoios para 2026.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fred Maia agride e ameaça funcionário público em horário de trabalho

Hoje, 30 de dezembro, o companheiro da prefeita de Pedreiras e suplente de deputado Fred Maia agrediu e ameaçou um funcionário público em pleno exercício de sua função na câmara municipal de Pedreiras. Evandro Aquino, funcionário efetivo da Câmara Municipal de Pedreiras faz oposição ao governo de Vanessa Maia em Pedreiras. Fred maia ao assumir uma temporada de mandato como titular de julho a outubro de 2024, fez uma queixa numa delegacia da capital contra Aquino, alegando ofensas em rede social, por ter sido chamado pelo mesmo de “deputado de fachada”, claramente tentando intimidar o servidor. Fred Maia, que hoje não ocupa nenhum cargo público, na prefeitura ou em âmbito legislativo, adentrou hoje a câmara municipal para coordenar uma reunião com vereadores representando a prefeita, e ao deparar com Evandro Aquino, imediatamente agrediu o funcionário no seu horário de trabalho e ainda o ameaçou. “Eu estava no meu horário de trabalho, que busco cumprir rigorosamente, Quando ele entrou n...

Jurisprudências pacificadas do STF devem confirmar Othelino como presidente da ALEMA

  Jurisprudências pacificadas do Supremo Tribunal Federal devem confirmar o deputado Othelino Neto como novo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Pelo menos 4 jurisprudências (entendimentos jurídicos) apontam para a inconstitucionalidade da idade como critério de desempate em eleições de mesa diretoras de Assembleia. Com elementos jurídicos suficientes, o deputado Othelino Neto já pode preparar o terno e a caneta, pois será o presidente da ALEMA a partir de 1º de Fevereiro de 2025 até 1º de Fevereiro de 2027. Apesar de muito barulho, pitis e matérias pagas com o dinheiro público da Assembleia, Iracema e o clã Brandão perderam a batalha da Assembleia em mais um duro revés que é um forte sinal de alerta de quer a articulação política da base governista não anda nada boa e pode sofrer novos revés!!! Este texto é sem medo de errar, é baseado em fatos concretos e com conhecimento de causa de quem conhece os meandros da lei pois somos operadores do direito. Vamos aguardar as...

Exclusivo! Weverton prepara filiação no União Brasil e deixa Lula sem senadores de esquerda

Nosso blog recebeu a bombástica informação que o Senador Weverton Rocha estar preparando o seu embarque no União Brasil para disputar a reeleição de senado na chapa de Carlos Brandão que pretende apoiar Orleans Brandão e ter o Ministro André Fufuca como 2º candidato ao senado. A filiação de Weverton no União Brasil deve acontecer muito em breve. Opinião:  Weverton deixa Lula na mão e sem senadores de esquerda no Maranhão e dar nova guinada ao Bolsonarismo, relembrando 2022 quando se coligou com o PL de Jair Bolsonaro .