Pular para o conteúdo principal

Agricultura familiar em pauta: Felipe Camarão reúne com representantes de Pindaré-Mirim

vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, reuniu com representantes da agricultura familiar de Pindaré-Mirim, nesta quinta-feira (22), com o objetivo de promover um espaço de escuta e debate de ideias sustentáveis, visando o desenvolvimento aliado à valorização dos profissionais e agentes do campo.


A reunião contou com a presença de 19 representantes de associações, cooperativas, sindicatos e entidades, incluindo: agricultores, pescadores, apicultores, além do vice-prefeito de Pindaré-Mirim, Marcio Mendes e outros profissionais que movimentam a zona rural no município.


“Esse momento é um momento ímpar, nós esperávamos por essa oportunidade já há muito tempo. Muitos outros governantes já vieram ao nosso município e os agricultores não são vistos. Muitos não tiveram essa oportunidade que nós estamos tendo hoje”, afirmou a presidente da Associação São José das Lages, Maria das Graças.  


“Para nós que somos presidentes de entidades, nunca tinha acontecido um momento como esse, para que a gente pudesse colocar as nossas pautas, reivindicações e pedidos. E dizer ao nosso vice-governador que é um prazer enorme tê-lo aqui ouvindo nossas demandas. Isso para nós é um marco muito grande, principalmente para nós que estamos representando um povo não que pode estar aqui. Nós somos a voz deles aqui, junto ao nosso vice-governador”, complementou Maria do Socorro Laurindo, presidente da Associação do Povoado Boi Montado.


Em sua fala, o vice-governador Felipe Camarão reiterou que a educação, a cultura e a agricultura familiar são pilares fundamentais para o verdadeiro desenvolvimento de um povo, reafirmando o compromisso do Governo do Estado em seguir trabalhando por melhores condições para esses homens e mulheres. “Foi uma conversa produtiva, repleta de ideias, escuta atenta e compromisso mútuo com o desenvolvimento sustentável do nosso campo”, disse ele.


Camarão destacou ainda que é necessário fazer uma educação que dê oportunidades para todos e para todas. Com escolas dignas no campo, em povoados, com estrutura adequada, confortável e segura para os homens, mulheres, jovens, e também filhos e filhas dos trabalhadores no campo.


“Onde tiver a educação do campo, com a pedagogia da alternância, ela deve ser fortalecida, porque isso vai fazer com que a mulher, o homem e o jovem do campo tenham escolha. Se querem ficar no campo ou ir para a cidade. É importante que os filhos dos trabalhadores e das trabalhadoras, dos pescadores e das pescadoras, dos agricultores e das agricultoras possam ter a sua escolha. Por que assim a gente vai garantir a principal palavra que vem junto com ‘educação’, que é: oportunidade!”, falou o vice-governador.


Durante a reunião, os representantes da agricultura familiar relataram como é desenvolvido o trabalho na região, pontuando suas dificuldades diárias e o que esperam de incentivo e valorização daqui para a frente. “Agradeço a todos os companheiros de luta que aqui estiveram presentes. Hoje, essa reunião foi um momento de fala das nossas necessidades, porque o município de Pindaré é um município agrícola, praticamente 90% da nossa população vive da agricultura e da pesca. Este momento foi um marco para nós”, concluiu o vice-prefeito de Pindaré-Mirim, Marcio Mendes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fred Maia agride e ameaça funcionário público em horário de trabalho

Hoje, 30 de dezembro, o companheiro da prefeita de Pedreiras e suplente de deputado Fred Maia agrediu e ameaçou um funcionário público em pleno exercício de sua função na câmara municipal de Pedreiras. Evandro Aquino, funcionário efetivo da Câmara Municipal de Pedreiras faz oposição ao governo de Vanessa Maia em Pedreiras. Fred maia ao assumir uma temporada de mandato como titular de julho a outubro de 2024, fez uma queixa numa delegacia da capital contra Aquino, alegando ofensas em rede social, por ter sido chamado pelo mesmo de “deputado de fachada”, claramente tentando intimidar o servidor. Fred Maia, que hoje não ocupa nenhum cargo público, na prefeitura ou em âmbito legislativo, adentrou hoje a câmara municipal para coordenar uma reunião com vereadores representando a prefeita, e ao deparar com Evandro Aquino, imediatamente agrediu o funcionário no seu horário de trabalho e ainda o ameaçou. “Eu estava no meu horário de trabalho, que busco cumprir rigorosamente, Quando ele entrou n...

Jurisprudências pacificadas do STF devem confirmar Othelino como presidente da ALEMA

  Jurisprudências pacificadas do Supremo Tribunal Federal devem confirmar o deputado Othelino Neto como novo presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão. Pelo menos 4 jurisprudências (entendimentos jurídicos) apontam para a inconstitucionalidade da idade como critério de desempate em eleições de mesa diretoras de Assembleia. Com elementos jurídicos suficientes, o deputado Othelino Neto já pode preparar o terno e a caneta, pois será o presidente da ALEMA a partir de 1º de Fevereiro de 2025 até 1º de Fevereiro de 2027. Apesar de muito barulho, pitis e matérias pagas com o dinheiro público da Assembleia, Iracema e o clã Brandão perderam a batalha da Assembleia em mais um duro revés que é um forte sinal de alerta de quer a articulação política da base governista não anda nada boa e pode sofrer novos revés!!! Este texto é sem medo de errar, é baseado em fatos concretos e com conhecimento de causa de quem conhece os meandros da lei pois somos operadores do direito. Vamos aguardar as...

Exclusivo! Weverton prepara filiação no União Brasil e deixa Lula sem senadores de esquerda

Nosso blog recebeu a bombástica informação que o Senador Weverton Rocha estar preparando o seu embarque no União Brasil para disputar a reeleição de senado na chapa de Carlos Brandão que pretende apoiar Orleans Brandão e ter o Ministro André Fufuca como 2º candidato ao senado. A filiação de Weverton no União Brasil deve acontecer muito em breve. Opinião:  Weverton deixa Lula na mão e sem senadores de esquerda no Maranhão e dar nova guinada ao Bolsonarismo, relembrando 2022 quando se coligou com o PL de Jair Bolsonaro .